10 MARCOS VINÍCOLAS NO BRASIL

Dentro da história do ramo vinícola no Brasil, houve momentos decisivos que ajudaram a lapidar a estrutura de nossa indústria. Nem sempre esses marcos são representados por uma data ou um acontecimento específico. Por vezes, tratam-se de movimentos e comportamentos que na época nem eram bem percebidos, mas que com a distância do tempo mostraram-se extremamente relevantes para o setor. 


  • 1 - Abertura Econômica do Brasil

    O grande avanço dos vinhos brasileiros ocorreu quando o país acordou para o mercado externo e passou a observar as principais tendências e referênc...

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  • 2 - Entrada na OIV

    Ao perceber que tinha competitividade internacional, a indústria vinícola brasileira lutou para se posicionar de maneira ativa no mercado mundial d...

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  • 3 - Criação do Ibravin

    Em janeiro de 1998, a vitivinicultura brasileira assiste à criação do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), um espaço de diálogo que concilia as...

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  • 4 - Novas Gerações

    A partir dos anos 1990, e com maior força na década seguinte, um importante movimento passou a ser observado nas vinícolas brasileiras. Profissiona...

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  • 5 - Participação no Roteiro Internacional

    De maneira individual, as vinícolas brasileiras construíram um tímido histórico de participação nas principais feiras e degustações internacionais....

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  • 6 - Brasil no Mapa do Vinho

    É difícil apontar com exatidão quando um país é definitivamente reconhecido no mercado internacional do vinho. Para o Brasil, um dos marcos desse p...

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  • 7 - Identidade Demarcada

    Uma nova fase para a vinicultura brasileira foi aberta em 2002, quando o país registrou sua primeira Indicação Geográfica para vinhos. Os produtore...

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  • 8 - Planejamento de Futuro

    Entre 2005 e 2008, a indústria vinícola brasileira deu dois passos definitivos em direção ao futuro. Visando a sustentabilidade e a competitividade...

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  • 9 - Qualidade Centenária

    O ano de 2013 marca o centenário de um dos produtos que mais promovem a qualidade da vinicultura verde-amarela: o espumante brasileiro. Elaborado p...

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  • 10 - Uma Experiência Inovadora

    Os vinhos brasileiros são muito mais do que uma categoria de produto. Estão conectados ao espírito do brasileiro, um povo alegre, acalorado, recept...

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